Histórias de imaginar Headline Animator

Histórias de imaginar

A Fada Preguiçosa


"A Fada Preguiçosa"  é uma peça de teatro escrita por mim há já alguns anos para festejar o dia de S. Martinho. 
 Foi encenada na minha escola algumas vezes e é sempre diferente graças à imaginação de quem a "trabalha": desde os cenários, ao guarda-roupa, passando à escolha de músicas ou sons para a enriquecer. Este ano, mais uma vez, será encenada com a participação das crianças que entrarão fazendo de folhas e castanhas, cantando algumas canções alusivas à época...


« A FADA PREGUIÇOSA »

( A Fada das Castanhas acorda, boceja e espreguiça-se. )
  • Que bela soneca! Ainda bem que chegou o Outono. O calor do Verão dá-me uma preguiça...
(canta uma canção de Outono... e termina com tom preocupado – mais lento)
  • Ai meu Deus!... A minha cabeça... As castanhas... Esqueci-me das castanhas... Ai,que será de mim..
(Aparece a Fada das Árvores)
  • O que tens Fada, Fada... ( como quem não sabe o nome)
  • Fada das Castanhas. É o meu nome... Ou era... Quando o Outono souber... acho que passarei a ser a Fada Dorminhoca...
(Começa a chorar)
  • Então... não estejas assim...
Sou a Fada das Árvores e vou, com certeza, poder ajudar-te. Queres contar-me o que te aconteceu?
  • Pois então eu digo-te: Todos os anos, durante o Verão, eu tenho que colocar as castanhas nas árvores. Quando chega o Outono, o vento começa a soprar, as folhas a caír e, nessa altura, faz-se a festa de S. Martinho: o Magusto.
  • O que é isso... o Magusto?
  • As pessoas juntam-se todas e fazem uma espécie de um pic-nic em que comem castanhas quentinhas...
  • Mas então porque estás assim?
  • Pois acontece que o calor faz-me preguiça e passei o Verão a dormir.
  • Esqueceste-te das castanhas?
  • É verdade!...
  • Ai quando o Outono souber...

( Aparece o Outono muito zangado )
  • Fada das Castanhas! Fada das Castanhas!
  • Estou aqui... (muito embaraçada)
  • É sempre a mesma coisa: sempre a dormir! E agora? É dia de S. Martinho, as pessoas estão a preparar as fogueiras e os assadores para fazer o Magusto e não têm castanhas.
(Chega a Fada dos Ouriços, com as mãos nos ouvidos)
  • Que barulho!
  • E quem és tu para me dizeres que estou a fazer barulho?! A mim que sou o Outono? (Outono)
  • Eu sou a Fada dos Ouriços e gostava de saber o que se passa aqui. (Fada dos Ouriços)
  • É dia de S. Martinho e não há castanhas para o magusto.(Fada das Árvores)

(A Fada dos Ouriços ri-se)

  • Mas então vocês pensavam que eu deixava chegar este dia sem haver castanhas? Nunca!
  • Nunca??? (Os três em conjunto)
  • É claro que não. Eu já conheço a preguiça da Fada das Castanhas e não me custa nada ajudá-la. As castanhas estiveram muito tempo guardadas dentro dos ouriços que estão nas árvores... (Fada dos Ouriços)
  • Oh, amiga, muito obrigada! Se não fosses tu não haveria magusto e as pessoas ficariam muito tristes. Como poderei agradecer-te? (Fada das Castanhas)
  • Escuta Fada: as castanhas são como o coração dos Ouriços. Quantas mais houver, mais ouriços haverá...(Fada dos Ouriços)
  • Sim, e as árvores ficarão mais bonitas...(Fada das Árvores)
  • É verdade: enquanto vocês forem amigas, ajudando-se umas às outras, as pessoas serão muito mais felizes. E agora, vamos ver a festa do S. Martinho! ( Outono)




Sem comentários: