Histórias de imaginar Headline Animator

Histórias de imaginar

A menina que não queria ter amigos

Com esta história quis facilitar a adaptação das crianças ao Pré-escolar, provocando o diálogo acerca das coisas boas que podem acontecer no Jardim de Infância.  Fala de Amizade, de enfrentar o desconhecido e pode ser ponto de partida para tantas outras conversas. A sua adaptação ao teatro é fácil e resulta muito bem.

A menina que não queria ter amigos

A Catarina ía, pela primeira vez, ao Jardim de Infância. A Mãe tinha-lhe explicado que, ali, iria aprender coisas novas, fazer desenhos, pinturas, jogos e muitas brincadeiras engraçadas. Mas, o melhor de tudo é que iria ter muitos Amiguinhos para brincar.

Mas a Catarina não queria saber disso e chorava muito:
- Ó Mãe...eu não quero ir para a Escola...
- Mas, filha, não vês que vais conhecer meninos e meninas e arranjar muitos Amigos para brincar...
- Eu não quero ter Amigos. Prefiro brincar sozinha. Assim, ninguém mexe nas minhas coisas!


Finalmente, chegaram à Escola. A Mãe entregou à Catarina uma linda boneca de olhos verdes e duas enormes tranças com laços amarelos. Disse-lhe para ter cuidado para não a estragar pois pertencia à sua irmã.


A Educadora Paula pegou na Catarina e, depois de a Mãe lhe dar um beijinho, levou-a a conhecer os colegas.


Acontece que a menina não parava de chorar e nem mesmo quando um dos meninos lhe quis mostrar a Casinha das Bonecas ela deixou de o fazer. Quando alguma das crianças se aproximava ela gritava-lhe para se ir embora. Sentou-se a um canto a brincar com a boneca e não a mostrava a ninguém. A certa altura, um dos lacinhos amarelos desmanchou-se e a trança ficou desfeita. Mais uma vez, a Catarina começou a chorar:


- Ai, a minha boneca...E agora?...Eu ainda não sei fazer laços, nem tranças...E a minha irmã vai ficar tão triste...


Nesse momento apareceu a Carolina, que lhe disse:


- Não chores. Eu posso ajudar-te.


E assim foi. A colega fez a trança à boneca e, na ponta, deu um bonito laçarote.

- Já está! Vês como é bom ter Amigos?
- Tens razão! - disse a Catarina - Queres ser minha Amiga?
- Eu quero, sim. Olha, a Paula está a fazer uma roda. Vamos?


E foi assim que a Catarina compreendeu que é bom estar no Jardim de Infância.


À noite, quando a Mãe a foi deitar, deu-lhe um grande beijinho e disse:
- Gosto muito de ti, mamã. Hoje aprendi como é bom ter Amigos. Ainda bem que me levaste à Escola...

2 comentários:

Anónimo disse...

e verdade tem amigos e otimo principalmente aqueles que esta sempre com vc adorei a historia!!!
:):):):)

Anónimo disse...

A Historia é linda, amei.
Mas pena que eu nao tenho amigos ;(
Beijss sou Lupita tenho 13 anos.
Me add no facebook amores .
Facebook.com/domynique.yasmim